Trabalha em Câmara Fria? Saiba Tudo Sobre o Adicional de Insalubridade

Trabalha em Câmara Fria? Saiba Tudo Sobre o Adicional de Insalubridade   Você trabalha em uma câmara frigorífica e não sabe se tem direito a algum benefício extra? Saiba que você pode ter direito ao adicional de insalubridade! O que é o adicional de insalubridade? O adicional de insalubridade é um acréscimo salarial concedido aos […]

Trabalha em Câmara Fria? Saiba Tudo Sobre o Adicional de Insalubridade

 

Você trabalha em uma câmara frigorífica e não sabe se tem direito a algum benefício extra?

Saiba que você pode ter direito ao adicional de insalubridade!

O que é o adicional de insalubridade?

O adicional de insalubridade é um acréscimo salarial concedido aos trabalhadores que exercem suas atividades em condições que prejudicam a saúde. No caso dos trabalhadores em câmaras frigoríficas, a exposição ao frio intenso configura uma situação de insalubridade.

Por que tenho direito ao adicional de insalubridade?

A exposição prolongada ao frio intenso em câmaras frigoríficas pode causar diversos problemas de saúde, como:

Qual o valor do adicional de insalubridade?

O valor do adicional de insalubridade varia de acordo com o grau de exposição ao agente nocivo (no caso, o frio). A legislação trabalhista prevê três graus de insalubridade:

Como comprovar o direito ao adicional de insalubridade?

Para comprovar o direito ao adicional de insalubridade, é necessário realizar um laudo técnico de insalubridade. Esse laudo deve ser elaborado por um profissional legalmente habilitado e deve atestar que as condições de trabalho do empregado expõem sua saúde a riscos.

Quais os direitos do trabalhador em câmara fria?

Além do adicional de insalubridade, os trabalhadores em câmaras frigoríficas têm outros direitos, como:

E se a empresa não pagar o adicional de insalubridade?

Se a empresa não estiver pagando o adicional de insalubridade a que você tem direito, você pode procurar um advogado trabalhista para te orientar sobre os procedimentos para a sua regularização.

Conclusão

Trabalhar em câmara frigorífica expõe o trabalhador a riscos para a saúde. Por isso, a legislação trabalhista garante o direito ao adicional de insalubridade como forma de compensar esses riscos. Se você trabalha em uma câmara frigorífica e não está recebendo o adicional, procure um advogado para te ajudar.

 

Lembre-se: Este artigo tem caráter informativo e não substitui a consulta a um advogado.

Se surgirem dúvidas, estamos à disposição em nosso site e redes sociais.